Amapá alcança quinto lugar nacional em solvência fiscal, com percentual de 4,26%
07/12/2024
Ranking avalia a capacidade de gerenciamento de dívidas dos estados e é divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Amapá apresentou melhor percentual da Região Norte
Geraldo Bubniak/AEN
O estado do Amapá é destaque nacional no Ranking de Solvência Fiscal, alcançando a quinta posição, com o percentual de 4,26%. Os dados são divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O ranking mostra os estados com a melhor capacidade no gerenciamento de dívidas e avalia considerando a relação entre Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida (RCL). Ou seja, quanto menor o percentual, melhor a saúde fiscal.
O Amapá superou expectativas e ultrapassou diversos estados brasileiros, sendo o melhor resultado da região norte. O estado ficou atrás apenas dos seguintes: (Veja o ranking).
Mato Grosso: -19,80%
Espírito Santo: -6,61%
Paraná: -4,82%
Paraíba: -1,16%
Amapá: 4,26%
O vice-governador do Amapá, Teles Júnior, disse que o resultado reflete o potencial de pagamento de dívidas do estado e suas melhores chances de financiar gastos, o que gera o impacto positivo.
"O fato de ser um estado que tem melhores chances de financiar seus gastos, gerando impactos diretos nos custos de contratação de serviços do Governo, atraindo mais empresas a concorrentes nas licitações públicas”, disse Teles.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: